O Sistema de Desempenho Portuário – SDP é a principal fonte de dados para disponibilização das estatísticas apresentadas no Estatístico Aquaviário. Os dados presentes no SDP são declarados pelas Autoridades Portuárias (portos organizados) e pelos Terminais Autorizados pela Antaq, sendo estes dados recebidos diariamente via arquivos ou por preenchimento em formulário do próprio sistema SDP. Há, também, a agregação de dados da hidrovia Paraná-Tietê enviados mensalmente em planilha pela Administração da Hidrovia do Paraná – Ahrana.
Aspectos importantes para obtenção das estatísticas apresentadas no painel do EA:
* Embora os terminais portuários de Manaus estejam situados na foz do Rio Negro, eles foram incluídos na Hidrovia do Amazonas.
Cálculo dos indicadores:
A Consignação Média (CM) é um indicador medido em unidades (carregadas e/ou descarregadas) por navio quando se trata da movimentação de contêineres e em toneladas (carregadas e/ou descarregadas) por navio para os demais grupos de mercadoria. O indicador expressa a movimentação média de cargas por atracação nas instalações portuárias. A exibição dos valores é condicionada à seleção de um perfil de carga ou à designação de mercadorias. Os valores são calculados levando-se em conta apenas as atracações que movimentaram EXCLUSIVAMENTE as cargas correspondentes aos filtros. A CM pode então ser definida por:
a) Quanto maior for o valor da consignação média de um tipo de mercadoria em uma instalação portuária, pode-se inferir que devido ao fato dos navios estarem operando no porto mais carregados, em tese, a dragagem tanto do porto em si como do canal de acesso tem sido bem executada ao longo do tempo, mantendo em um bom valor o calado da instalação em geral.
b) Pode-se também imaginar que existe uma boa demanda da mercadoria em estudo na hinterlândia da instalação portuária, haja vista a concentração de carga que está chegando ou saindo da mesma.
3. Metodologia de cálculo do indicador
a) Identifica-se quais são os navios que desatracaram, seja no berço ou na instalação portuária, durante o período de estudo desejado, considerando como ponto de referência sempre a data de desatracação da embarcação, e que movimentaram o tipo de carga que se deseja apurar (carga conteinerizada ou outro tipo de mercadoria). É importante e necessário que se escolha o tipo de mercadoria para se obter a consignação média.
b) Atracação por atracação, identifica-se o total de unidades de contêineres movimentados Ncontj ou o peso total movimentado Pesoj caso se trate de outro tipo de mercadoria.
c) Faz-se a soma de todos os Ncontj ou Pesoj para obter o valor total da movimentação, em unidades de contêineres ou em toneladas de carga (quando se tratar de outro tipo de mercadoria) respectivamente.
d) Por fim, faz-se a divisão do total movimentado pelo número de navios desatracados n para determinação da consignação média – CM de acordo com a formulação descrita anteriormente no item (b).
A Consignação Média inclui somente as atracações com movimentação de carga, ou seja, considera somente no cálculo os tipo de operação de carga: Movimentação de Carga, Apoio, Transbordo, Longo Curso Exportação, Longo Curso Importação, Longo Curso Exportação com Baldeação de Carga Estrangeira, Longo Curso Importação com Baldeação de Carga Estrangeira, Cabotagem, Interior, Baldeação de Carga Nacional e Baldeação de Carga Estrangeira de Passagem.
As atracações EXCLUSIVAS são aquelas que operaram um único perfil de carga ou mercadoria.
Propriedades importantes:
“Data/hora da Chegada” ≤ “Data/hora da Atracação” < “Data/hora de Início de Operação” < “Data/hora de Final de Operação” < “Data/hora de Desatracação”.
A ilustração abaixo mostra a sequência de maneira didática.
Os tempos médios podem ser calculados de duas formas:
Taxa de Ocupação de um berço (TOj):